sexta-feira, 8 de abril de 2016

Sugestão para se ler Foucault e ficar feliz





1 - Foucault, como todo mundo, precisou ganhar dinheiro para sobreviver. Devido a isso ele se tornou um professor do Collège de France. O Collège de France exigia que o professor fizesse uma pesquisa e depois, para todo o público através de palestras, dissesse o resultado de sua pesquisa. Os ouvintes não eram alunos no sentido mais tradicional do termo. E diante de um grande público Foucault ia mostrando o que tinha pesquisado e suas conclusões. Ele escrevia e depois lia para o público  no Collège de France. Surgiu nesta época o gravador de fita cassete e muitos  usavam para gravar suas conferências.  

2 - Depois, devido a importância do seu pensamento, seus estudiosos pegaram o que ele tinha escrito, e  também o que tinha sido gravado na hora em que os leu e transformaram em livros. 

3 - Sugerimos o início da aproximação com o pensamento de Foucault pelos cursos do Collège de France porque alí está o resultado de todas as suas pesquisas. A forma como ele as descreveu  nesses cursos foi de uma clareza muito grande e  com  em um estilo privilegiado que mostra toda sua trajetória no desenvolvimento do seu pensamento. 

4 - Paralelamente ou depois pode se ler os Ditos e Escritos.  É uma coletânea de entrevistas, artigos, e também cursos dados no exterior. Nesses ditos e escritos Foucault explicou muitos dos seus conceitos e como fez suas pesquisas. 

5 - E quando o leitor concluir as etapas anteriores e se sentir mais seguro sobre o seu pensamento do filósofo, então recomendamos a leitura dos livros por ele publicados.